Acampamento 2016 \ Desbravadores \ Instituto Sítio do Lobato- Poços de Caldas MG
28/05/2016
Conheça o Instituto Sítio do Lobato. Poços de Caldas-MG
05/08/2016
Mostrar todos

Preservação é o nosso compromisso.

sam_2059             600     sam_2048 sam_2050 IMG_20150116_153235712_HDR

Preservar o meio ambiente vai muito mais além de questões naturais ou de sustentabilidade. A ação de preservar está diretamente ligada ao compromisso social, com a saúde e com a educação.
É um engano comum acharmos que para preservar o meio ambiente devemos ser responsáveis por florestas, realizando seu reflorestamento ou algo assim. Na realidade, atitudes simples não só preservam o meio ambiente em que estamos inseridos, como também contribuem efetivamente para a qualidade de vida e a transformação social de pessoas, que subsistem do “lixo” que descartamos.
A coleta seletiva é um dos meios mais simples, eficientes e eficazes para que cada um de nós consiga fazer uma grande diferença no nosso meio ambiente. Imaginine que a reciclagem de uma única lata de refrigerante, representa uma economia de energia equivalente a três horas de uma televisão ligada; o reaproveitamento de lata rende US$ 30 milhões por ano e uma lata pode resistir, em média, cem anos sob a ação do tempo. E o mais importante, a criação de empregos: estima-se que, ao reciclar, sejam criados cinco vezes mais empregos do que na produção de materiais e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo.
Portanto, não devemos agir como o administrador infiel da parábola, narrada por Jesus e mencionada pelo apóstolo Lucas em seu evangelho (16:1-13). Creio, que devemos levar a sério, nossa responsabilidade de administradores daquilo que nos foi dado gratuitamente, seja talento, tempo ou recursos, nos esforçando para evitar desperdícios e melhorar os resultados, e acima de tudo, manter um compromisso com a sociedade.
Cabe a cada um de nós, a responsabilidade para que a situação do lixo seja alterada para melhor. Podemos atuar individualmente, separando nosso próprio “lixo” e encaminhando para a reciclagem.
CURIOSIDADES 
  • Cada pessoa consome 2 árvores por ano em papéis (para escrever, guardanapos, embrulhos, etc) ;
  • Cada pessoa gera 10 vezes seu próprio peso em refugos domésticos por ano;
  • No Brasil são produzidas 250.000 toneladas de lixo diariamente;
  • Cada pessoa descarta 45 kg de plástico por ano;
  • Somente 1% da água doce do planeta pode ser usada para consumo humano;
  • O vidro jogado no solo nunca mais se decompõe;
  • O plástico leva 450 anos para se decompor;
  • O Brasil recicla 78% de alumínio, e na natureza levaria de 200 a 500 anos para se decompor;
  • A garrafa PET pode ser transformada em fibras para roupas e vassouras.

Comentários

222 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *